quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ESTATÍSTICAS COM TECNOLOGIA




Quando se fala de tecnologia no futebol, logo vem à cabeça os assuntos que mais causam polêmicas durante os jogos. A bola que entrou ou não, o impedimento mal marcado que poderia ter sido evitado, entre outras questões.

Entretanto, uma tecnologia em especifico ajuda a melhorar ainda mais o visão do esporte mais amado do mundo: a estatística. Esta que auxilia os treinadores e preparadores físicos a melhorarem o desempenho dos jogadores durante os treinamento e jogos, antigamente, não existia. Algo que obrigava os comandantes a corrigir seus atletas a olho “nu”, como disse Arthur Antunes Coimbra, o Zico, que é o maior ídolo do Flamengo.
“Na minha época nós não tínhamos essa estrutura que o futebol oferece hoje em dia. Nosso único tipo de correção era feita ali no olho do treinador, nosso aperfeiçoamento era no dia a dia mesmo, não tinha muita coisa que pudesse ajudar tanto.” – disse o Galinho em uma palestra sobre gestão no futebol, na Firjan.
Hoje em dia essa estrutura é bem mais ampla, há inclusive um departamento dentro dos grandes clubes só para cuidar desse tipo de questão.
“Umas das melhores coisas que criaram para a tecnologia no futebol foram às estatísticas. Pois no treino, no jogo e no dia a dia, sempre cabe esse tipo de recurso. Tem também o rádio, que durante o jogo da para se comunicar com o seu assistente técnico para corrigir os erros dentro de campo. Então é bom quando você chega do intervalo de jogo e fala com seus assistentes e eles te apontam onde nós estamos errando mais. Esse recurso te ajuda a ganhar os jogos.” – comentou.
Apesar de ser uma ferramenta que pode ajudar muito, Zico sabe que esta não atua por si só, já que hoje em dia praticamente todos os times usam esse recurso. O Galinho lembra que o diferencial mesmo fica para quem usa melhor este artifício.
“É claro que as estatísticas não vão ser um diferencial capaz de mudar completamente um jogo, até por que muitos outros clubes estão usando também, cabe a nós saber utilizar no momento certo e poder ser mais uma ferramenta para conseguirmos a melhora. Mas na verdade o que ganha mesmo o jogo, são os jogadores saberem adquirir esse tipo de ferramenta que o futebol nos dá.” – conta o ídolo rubro-negro, que já foi treinador de times da Ásia e da Europa.


Para se possuir uma boa estrutura tecnológica, é preciso usufruí-la em um ambiente que possa dar ao profissional ampla capacidade de trabalho. Segundo Zico, o sucesso através das novas ferramentas tecnológicas é pautado pela organização.
“A base de toda tecnologia é ter uma boa estrutura dentro do clube. Pois não adianta nada você ter o bom time e não saber utilizá-lo, é preciso dar um suporte para os profissionais que estão trabalhando, como é o caso do Atlético-MG, que apesar de não estar passando por um momento bom, tenho certeza que nos próximos anos vai ser candidato a vencer muitos títulos, pela estrutura que montou. Outro time que chama atenção pela boa estrutura é o Santos, que há muitos anos vem formando grandes jogadores, que hoje estão na Europa e até mesmo na Seleção Brasileira.” - elogiou.
Por fim, Zico mandou um recado para aqueles que não acompanharam o desenvolvimento futebolístico nos últimos anos.
“A tecnologia, a estatística, hoje é fundamental no futebol e quem não utiliza esse tipo de ferramenta, com certeza já sai atrás de todos os outros.” – completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário